Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de Apresentação de Trabalhos

1.  A revista Antropolítica aceita originais de artigos e resenhas de interesse das Ciências Sociais e da Antropologia em particular. Aceitamos resenhas de livros publicados há, no máximo, 3 anos.  

2.  Os textos serão submetidos aos membros do Conselho Editorial e/ou a pareceristas externos, que poderão sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo.

3.  Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso dos artigos, e 5 páginas, no caso das resenhas. Eles devem ser apresentados com configuração de página A4 (210 x 297 mm), espaço 1,5, fonte Times New Roman (corpo 12), sem qualquer tipo de formatação, a não ser:

• Indicação de caracteres (negrito e itálico);
• Margens de 3cm;
• Recuo de 1cm no início do parágrafo;
• Recuo de 2cm nas citações; e
• Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

4. As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: PEREIRA, 1996, p. 12-26)

5. As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no rodapé da página.

6. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023). Disponível clicando aqui.

Livro:
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
LÜDIKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
FRANÇA, Junia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnicocientíficas. 3. ed. ver. e aum. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.

Artigo:
ARRUDA, Mauro. Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama da Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 3, n.8, p. 4-9, 1989.

Trabalhos apresentados em eventos:
AGUIAR, C. S. A. L. et. al. Curso de técnica da pesquisa bibliográfica: programa-padrão para a Universidade de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 9., 1977, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 1977. p. 367-385.

7. As ilustrações deverão ter a qualidade de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto.

8. Os textos deverão ser acompanhados de título e resumo (máximo 250 palavras), bem como de 3 a 5 palavras-chaves em português e em inglês.

9. Os textos deverão ser precedidos de identificação do autor (nome, instituição de vínculo, cargo, título, últimas publicações etc.), que não ultrapasse 5 linhas.

10. A Antropolítica não cobra nenhum valor referente à avaliação e publicação de artigos e resenhas submetidos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto possui título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.

  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços http); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista Antropolítica utiliza a licença Creative Commons 3.0 - Atribuição (CC BY) para impressão e reprodução, desde que sejam feitas as devidas citações e referências. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.