Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia

A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas, relevantes para o campo da Antropologia e das Ciências Sociais.

Com periodicidade semestral, cada número é composto por um Dossiê temático, organizado por um docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, uma seção de artigos de temática livre, uma seção recentemente inaugurada com o título de Olhares Cruzados, com o propósito de abrigar artigos que contribuam para a refl exão sobre diálogos internacionais e uma quarta, composta por resenhas.

Todas as colaborações recebidas serão submetidas a pareceristas. Entretanto, os colaboradores interessados deverão submeter seus artigos de acordo com as normas de publicação científica (6022/2003 e 6021/2003). Poderão ser publicados textos escritos originalmente em espanhol, francês ou inglês, exceto aqueles que não forem inéditos. Nesse caso, o artigo deverá ser traduzido para o português.

Notícias

 

Chamada para submissão de artigos para dossiê “Direitos Humanos: conflitos, moralidades e direitos”

 

Chamada de artigos para dossiê “Direitos Humanos: conflitos, moralidades e direitos”

Organizadoras: Gisele Fonseca Chagas (UFF) e Lucía Eilbaum (UFF)

Prazo: 20/05

Encontra-se aberta, até o dia 20 de maio, a chamada para envio de artigos para integrar o dossiê “Direitos Humanos: conflitos, moralidades e direitos”, na Revista Antropolítica, vinculada ao PPGA/UFF. A proposta visa reunir trabalhos que, a partir de uma perspectiva etnográfica, analisem e discutam práticas, sentidos e valores associados à noção de direitos humanos e expressos em lutas por justiça, processos de violação e/ou demandas por direitos e reconhecimento. Consideramos bem-vindos trabalhos que analisem as dimensões moral, burocrática e política envolvidas em tais mobilizações e processos e seus efeitos na produção de subjetividades e práticas de intervenção. Resultam, assim, inspiradoras as seguintes questões: a) como se constroem práticas e moralidades específicas em torno da categoria de “direitos humanos”? b) de que maneira são criados, manipulados, incorporados, evitados e/ou subvertidos os procedimentos burocráticos e tecnologias de governo que envolvem os “direitos humanos” como linguagem de mobilização e intervenção? c) quais são as formas de construir e legitimar movimentos sociais e processos políticos de demanda, reconhecimento e/ou confronto de direitos, a partir dessa linguagem?

Entendendo a categoria de “direitos humanos” como uma noção polissêmica, dotada de sentidos mutáveis e não homogêneos, propomos recepcionar trabalhos que discutam dispositivos administrativos, jurídicos e organizacionais acionados em diversos campos da esfera pública (judiciário; estatal; religioso; filantrópico; social etc.); processos de regulação das relações familiares, de vizinhança, de gênero e sexualidade; lutas e demandas em torno do desrespeito de direitos de grupos sociais como migrantes, jovens, crianças, grupos étnicos, entre outros.

Os artigos inicialmente selecionados, procurando dar conta da diversidade de campos e temas a serem debatidos, serão submetidos à avaliação a cegas de pareceristas externos.


As contribuições podem ser enviadas até 20 de maio pelo sistema eletrônico da revista: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions

As normas para submissão dos textos são as mesmas válidas para artigos e encontram-se disponíveis

http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions

 
Publicado: 2019-04-09 Mais...
 

Chamada para submissão de resenhas

 
Informamos que a Revista Antropolítica está com o processo aberto para submissão de resenhas, preferencialmente em português, ou ainda em espanhol, francês e inglês. As instruções para a formatação das submissões podem ser encontradas no link abaixo, os autores poderão enviar suas submissões através do sistema da revista. Para utilizar o sistema, o autor deve realizar cadastro, lembrando de preencher os campos obrigatórios marcados com um asterisco e marcar o item "Autor: Pode submeter à revista" no final do cadastro. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: antropoliticauff@gmail.com.
Link para cadastro: http://www.revistas.uff.br/index.p…/antropolitica/…/register 
Link para informações sobre a formatação da submissão: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions#authorGuidelines
 
Publicado: 2019-04-09 Mais...
 
Outras notícias...

n. 44 (2018)


Capa da revista